Habitação

Casa na Foz Velha - Porto

-  Existem projectos mais trabalhosos do que outros pelos detalhes que implicam. 

Em remodelações como esta, vão surgindo surpresas  e as soluções que se vão encontrando melhoram o  inicialmente previsto. 

Foram demolidas diversas divisórias  a fim de  criar uma grande sala com  a cozinha integrada no mesmo espaço.

A cobertura é em telha de barro  igual a tantas casas  da Foz Velha. Nela incorporaram-se três clarabóias do tipo " Velux" o que resultou numa maior luminosidade natural  ao espaço único, provido de  janelas demasiado pequenas.

A estrutura da cobertura  , em  asnas em madeira de "casquinha" faz parte da composição interior de toda a sala comum.

AZULEJOS:

Portugal tem uma tradição imensa na azulejaria suportada na maior parte  pela arquitetura .

Nos anos 50 do séc XX, surgiram corrrentes que se destacaram na reinventação da azulejaria em Portugal como por exemplo de Maria Keil estando presente na arquitetura de forma diversificada .

O mercado emergente das tintas e a chamada facilidade construtiva veio a provocar o declínio da azulejaria na arquitetura portuguesa. Na atualidade existe já um resurgimento esperando-se que se mantenha 

O dono desta casa, por sinal holandês , há muito radicado em Portugal foi muito sensivel a esta arte,  e concordou em ampliar lambris de azulejo no corredor de acesso à sala.

Estes azulejos denominados de " figura avulsa" foram difundidos em Portugal precisamente por artistas holandeses oriundos de Delft e Roterdão, a partir do séc XVIII. Os azulejos foram reproduzidos a partir de matrizes existentes no local , sendo  dos anos 40 .

Foram trabalhados através do método da "estampilha" e tinta azul, tendo sido  pintados e cozidos de forma artesanal, pelo ceramista Francisco Pessegueiro.

Conceberam-se  outros padrões para revestimento de um lambril junto á  cozinha, dentro do mesmo estilo. Nos dois banhos remodelados foram introduzidas frisos com motivos idêntico na dimensão de 7x14 cm articulados com peças brancas de maior dimensão.

- No final resultou um ambiente coerente para toda a casa.

Mário Pessegueiro  -  2017

Projeto: 2016
Execução : 2017
Arquitetura: Mário Pessegueiro
Recuperação de cerâmica e azulejaria: Francisco Pessegueiro
Colaboradores: Rui Brandão, Rui Alves, Fátima Moura