Habitação

Vilar de Mouros - renovação

Existia uma casa do séc.XVII com acesso a partir de um caminho estreito . O acesso à propriedade era acanhado pelo que se pojetou uma nova entrada a sul do terreno 

Essa entrada convidava ainda a uma nova " aproximação" da casa. Em  arquitetura a forma como se chega a qualquer edifício é da maior importância. Essa nova aproximação veio a valorizar o modo como admiramos a casa antiga e a vemos de forma mais global, e envolvida pelos espaços verdes. 

Depois a recuperação de  espaços exteriores , é um trabalho meticuloso, envolvendo várias artes da construção. A sua coordenação  é sempre complexa. Neste caso tratava-se de uma casa de família  ; a "Quinta do Pessegueiro". 

Muito do que se projectou fica invisível  como por exemplo eletricidade,  redes de abastecimento de águas, e tipos de rega.

Houve ainda  recuperação de muros em pedra, cabines técnicas e alpendre agrícola, piscina em terreno granítico, e nova regularização de espaços verdes pois os mesmos tinham ainda cariz agrícola.  

Essa nova aproximação veio a valorizar o modo como admiramos a casa antiga e a vemos de forma mais global, e envolvida pelos espaços verdes. 

O projecto de transformação,  visou afinal a valorização dos espaços exteriores, sem grande intervenções . A chamada " arquitetura  sem tecto".

MP- 2017

Local: Vilar de Mouros - Caminha
designação: Quinta do Pessegueiro