Habitação

Casa do Orreiro

- Esta foi a casa que fiz para  a minha família . 

- Num terreno de grande proporção, e com inclinação para Sul, tinha boas condições para fazer algo que fosse "inteligente" e sem custos exagerados.

Mas para alguns arquitectos, como eu, conceber a nossa própria casa implica estar num processo de autocrítica quase permanente, o que não ajuda á progressão dos trabalhos.

Com efeito, quando se lida com clientes, mantém-se a distância necessária em relação a um projecto o que não era  o caso.

O resultado final foi uma casa racionalista, aonde o corpo superior tem uma presença forte no envolvente florestal.

No fundo esteve sempre presente o conceito de que "a casa é uma máquina de habitar" (Le Corbusier), despida de modas arquitectónicas.

Mas teve ainda outras influências como de  F. L. Wright, I.M. Pei , e de Harry Sleider . 

 Afinal é o desejo de qualquer arquitecto,  que a "sua obra" perdure no tempo, portanto deve ter as influências de mestres que perdurem no tempo e não de modas e tiques arquitetónicos passageiros.

Também foi o projectoe obra em que tive a melhor experiência  entre arquitetura e engenharia ( Eduardo Sá Carneiro ) . Este sabia respeitar e melhorar o próprio projecto de arquitetura.

A estrutura , neste caso é praticamente invisivel em todo o volume da habitação . 

A complicar todo o processo estrutural ,  a habitação contava com portadas interiores inseridas nas caixas de ar das paredes . 

Enfim uma casa feito no tempo do "Escudo " !

M.P.

Local: S. João da Madeira
Projeto: 1996
Conclusão: 2001
Cálculos de estabilidade: Eduardo Sá Carneiro
Colaborador: Rui Alves
Execução de redes: Sarugo Lda.
Granitos: Cooperativa dos Pedreiros SCRL