atelier mário pessegueiro

Projectos que são o resultado de uma pesquisa constante.

Conta com a colaboração de profissionais experientes das mais diversas áreas ligadas à construção, num tempo em que as exigências construtivas e regulamentares são complexas e necessitam de um constante acompanhamento.

Temos uma motivação especial no trabalho de equipa e temos experiência nas mais diversas tipologias como habitação, arquitectura industrial, serviços, comércio e equipamento público.

ser arquitecto

conselhos para ser arquitecto

1 - "Paciência" e "perseverança" são dois conceitos fundamentais na prática da arquitectura. Paciência com os diversos intervenientes de um projecto ou de uma obra. Perseverança connosco e com os outros.

2 - O principal prazer da arquitectura é o nascimento de um projecto. E a passagem desse projecto para a obra de execução. Quando tudo termina é a autocrítica. O prazer é, afinal todo o percurso que se vive com descobertas e desilusões.

3 - O arquitecto não é uma profissão de gabinete ou seja, "ser arquitecto não é um emprego, mas sim um estado de espírito criativo" (Le Corbusier).

4 - Nunca se deve procurar a "solução" mais fácil para nós arquitectos. Às vezes é fascinante mergulhar naquilo que nunca se fez anteriormente. Certas dificuldades acabam por ser passageiras ou mesmo inventadas.

5 - A resposta a um projecto deve ser rápida e com continuidade. A ideia inicial deve demorar pouco tempo. O restante deve demorar muitas e muitas horas. No entanto deve haver pausas para a reflexão e o amadurecimento. Não existem projectos "imediatos".

6 - O arquitecto deve ser exigente na obra, com o rigor da sua execução e exigente na defesa do seu projecto. A condescendência implica mediocridade e o desrespeito.

7 - Deve-se acompanhar a obra até ao fim, caso haja condições para isso. Não devemos esquecer que há outros a trabalhar connosco na execução de uma obra. É preciso ainda respeitá-los. O arquitecto não é o centro das atenções.